O CDC (Centers for Disease Control and Prevention – Centros de Controle e Prevenção de Doenças) atualizou e encurtou o período recomendado de isolamento e quarentena para a população geral
Prof. Dr. Ulysses Fagundes Neto
A renomada Instituição Americana publicou em 27 de dezembro de 2021, uma importante recomendação, que a seguir passo a transcrever na integra. O texto abaixo é atribuído ao Diretor do CDC.
Tendo em vista os conhecimentos atuais a respeito da Covid-!9 e da variante Omicron, o CDC decidiu encurtar o tempo recomendado de isolamento para o público. Os pacientes portadores de Covid-19 devem se isolar durante 5 dias, e, caso estejam assintomáticos ou com sintomas mínimos (sem febre durante 24horas), seguindo por mais cinco dias com uso de máscara, quando na presença de outras pessoas, para minimizar o risco de contaminá-las. Esta alteração foi motivada pela ciência que demonstrou que a maioria da transmissão dos casos de Covid-19 ocorre em período precoce do curso da doença, geralmente no primeiro ou segundo dia antes do surgimento dos sintomas, e nos dois ou três dias após a deflagração da enfermidade.
Além disso, o CDC está atualizando a recomendação do período de quarentena para qualquer pessoa do público em geral que se encontra exposta ao Covid-19. Para aquelas pessoas que não estão vacinadas, ou que foram vacinas a mais de seis meses da sua segunda dose da vacina mRNA, e que ainda não receberam o reforço. O CDC recomenda agora quarentena de 5 dias seguido por uso restrito de máscara por 5 dias adicionais. Alternativamente, caso a quarentena de 5 dias não seja possível, torna-se imperativo que uma pessoa exposta ao vírus use uma máscara devidamente ajustada ao rosto, durante todo o tempo que estiver reunida com outras pessoas, durante 10 dias após a exposição. As pessoas que tenham recebido a dose de reforço não necessitam seguir uma quarentena após a exposição ao Covid-19, mas devem utilizar a máscara nos próximos 10 dias subsequentes a exposição. Para todas as pessoas que foram expostas ao Covid-!9, a melhor prática deve também incluir um teste para a Covid-19 no 50 dia após a exposição. Caso os sintomas apareçam, as pessoas devem imediatamente submeter-se a quarentena, até que um teste negativo confirme que os sintomas não sejam atribuídos ao Covid-19.
O isolamento deve se relacionar ao comportamento após a confirmação da infecção. O isolamento durante 5 dias acompanhado pelo uso de uma máscara firmemente ajustada diminuirá o risco de disseminação do vírus para outras pessoas. Entende-se por quarentena o período após a exposição ao vírus, ou contato íntimo com alguém que sabidamente contraiu o Covid-19. Ambas as atualizações emergem porque a variante Omicron continua a se disseminar por toda a parte nos Estados Unidos da América, e reflete o conhecimento científico atual sobre quando e por quanto tempo uma pessoa é infectante na sua forma mais contagiosa.
Dados da África do Sul e do Reino Unido, demostram que a eficácia da vacina contra infecção do Covid-19, após duas doses da vacina contendo mRNA é de aproximadamente de 35%. Uma dose de reforço da vacina contra o Covid-19 restaura a eficácia vacinal contra a infecção em 75% dos casos. A vacinação contra a Covid-19 diminui o risco de doença grave, hospitalização e morte. O CDC recomenda fortemente a vacinação para todas as pessoas de 5 anos em diante e, reforços para todos a partir dos 16 anos. A vacinação é o melhor meio para se auto proteger e reduzir o impacto da infecção por Covid-19 em nossas comunidades.
Informações Complementares
The following is attributable to CDC Director, Dr. Rochelle Walensky:
“The Omicron variant is spreading quickly and has the potential to impact all facets of our society. CDC’s updated recommendations for isolation and quarantine balance what we know about the spread of the virus and the protection provided by vaccination and booster doses. These updates ensure people can safely continue their daily lives. Prevention is our best option: get vaccinated, get boosted, wear a mask in public indoor settings in areas of substantial and high community transmission, and take a test before you gather.”
If You Test Positive for COVID-19 (Isolate)
Everyone, regardless of vaccination status.
- Stay home for 5 days.
- If you have no symptoms or your symptoms are resolving after 5 days, you can leave your house.
- Continue to wear a mask around others for 5 additional days.
- If you have a fever, continue to stay home until your fever resolves.
If You Were Exposed to Someone with COVID-19 (Quarantine)
If you:
- Have been boosted
OR
- Completed the primary series of Pfizer or Moderna vaccine within the last 6 months
OR
- Completed the primary series of J&J vaccine within the last 2 months
– Wear a mask around others for 10 days.
– Test on day 5, if possible.
If you develop symptoms get a test and stay home.
If you:
- Completed the primary series of Pfizer or Moderna vaccine over 6 months ago and are not boosted
OR
- Completed the primary series of J&J over 2 months ago and are not boosted
OR
- Are unvaccinated
– Stay home for 5 days. After that continue to wear a mask around others for 5 additional days.
– If you can’t quarantine you must wear a mask for 10 days.
– Test on day 5 if possible.
If you develop symptoms get a test and stay home
###
U.S. DEPARTMENT OF HEALTH AND HUMAN SERVICESexternal icon
CDC works 24/7 protecting America’s health, safety and security. Whether disease start at home or abroad, are curable or preventable, chronic or acute, or from human activity or deliberate attack, CDC responds to America’s most pressing health threats. CDC is headquartered in Atlanta and has experts located throughout the United States and the world.
Page last reviewed: December 29, 2021
Content source: Centers for Disease Control and Prevention
home
Observação
Devido ao aumento exponencial dos casos da variante Omicron da Covid-19, uma publicação do dia 10 de janeiro de 2022, embora tendo levado em consideração uma amostragem de casos bastante reduzida, propõe um aumento da quarentena para 9 dias nos indivíduos vacinados conforme descrito na tabela abaixo.
UM APELO AO BOM SENSO
A vacinação tem se revelado de forma insofismável, como a forma mais eficaz para diminuir os efeitos indesejáveis da pandemia no Brasil e em outras partes do mundo, diminuindo a gravidade dos casos, internações hospitalares e mortes, em todas as faixas etárias.
VACINE-SE E VACINE SEUS FILHOS DE 5 A 11 ANOS!!!