11.1- A região do Alto Xingu e a “Cultura Xinguana”

A região do Alto Xingu possui uma área aproximada de 10 mil km2 compreendida entre os paralelos 10º e 14º de latitude sul, 50º e 54º de longitude oeste Greenwich, onde se encontram os formadores do rio Xingu e seu curso inicial. São 6 os rios que tem maior importância na geografia da região: Kuluene, Kurizevo, Jabotá, Batovi, Ronuro, von Steinen, os quais apresentam uma infinidade de afluentes, igarapés e lagoas. Os rios Kuluene, Ronuro e Batovi, em particular, atravessam a parte sul do PIX e devem suas origens às inúmeras fontes que brotam dos espigões e chapadões da porção centro-oeste do planalto central. Estes rios, após receberem um grande número de afluentes e correrem através do cerrado, penetram na mata e passam a convergir a um ponto ao norte, lendário para os índios do Alto Xingu, chamado Morená, onde suas águas se reúnem e formam o Rio Xingu (Figuras 1-2-3-4).

Figura 1 – Vista aérea dos formadores do rio Xingu.

Figura 1 – Vista aérea dos formadores do rio Xingu.

Figura 2 – Vista aérea dos formadores do rio Xingu.

Figura 2 – Vista aérea dos formadores do rio Xingu.

Figura 3 – Vista aérea dos formadores do rio Xingu.

Figura 3 – Vista aérea dos formadores do rio Xingu.

Figura 4 – Navegando pelo rio Xingu no seu curso médio.

Figura 4 – Navegando pelo rio Xingu no seu curso médio.

Figura 5- Vista aérea de 2 aldeias distintas do Alto Xingu. Notar a disposição circular das ocas e no centro do pátio observa-se a casa das flautas.

Figura 5- Vista aérea de 2 aldeias distintas do Alto Xingu. Notar a disposição circular das ocas e no centro do pátio observa-se a casa das flautas.

Figura 6- Vista aérea de 2 aldeias distintas do Alto Xingu. Notar a disposição circular das ocas e no centro do pátio observa-se a casa das flautas.

Figura 6- Vista aérea de 2 aldeias distintas do Alto Xingu. Notar a disposição circular das ocas e no centro do pátio observa-se a casa das flautas.

A história do Alto Xingu, anterior à chegada “da nossa civilização”, é desconhecida quase que por completo. Entretanto, escavações realizadas na área na década de 1970, permitiram o encontro de vestígios que levam a crer que a ocupação do Alto Xingu remonta a séculos. Segundo estórias contadas pelos próprios índios, a última tribo pertencente à Cultura do Alto Xingu a ingressar no PIX foi a Trumai, provavelmente há mais de um século e meio.

11.2- O perfil das aldeias do Alto Xingu

As aldeias do Alto Xingu, basicamente obedecem ao mesmo tipo geral, ocupam uma grande área circular denominada pátio, na qual são realizadas as festas e cerimonias, bem como o sepultamento dos mortos importantes. Na periferia deste grande círculo estão construídas as ocas, em número variado de 4 a 12, que são geralmente habitadas por 3 a 4 famílias, as quais estão ligadas por laços de parentescos. As aldeias estão situadas nas proximidades de um lago ou de um de pequeno caudal que serve como fonte de abastecimento de água e pesca (Figuras 5-6).

As ocas são de formato elíptico, cobertas por folhas de sapé ou buriti, não havendo distinção de teto-parede. O tamanho das ocas varia consideravelmente, chegando algumas a medir cerca de 20 a 25 metros de comprimento por 12 metros de largura e 8 metros de altura; possuem duas pequenas aberturas laterais, uma voltada para o pátio e outra na parte posterior, medindo 1,5m de altura e 0,5m de largura (Figura 7).

Figura 7- Visão de uma oca em toda sua extensão, de forma elíptica com as pequenas aberturas laterais; em frente à oca observa-se um tronco deitado que serve de banco para os índios se sentarem nos fins de tarde a fim de se socializar.

Figura 7- Visão de uma oca em toda sua extensão, de forma elíptica com as pequenas aberturas laterais; em frente à oca observa-se um tronco deitado que serve de banco para os índios se sentarem nos fins de tarde a fim de se socializar.

Figura 8- As ocas em construção.

Figura 8- As ocas em construção.

Figura 9- As ocas em construção.

Figura 9- As ocas em construção.

Seu arcabouço é feito com pequenos troncos e varas de bambu amarrados de tal forma que toda a estrutura fique apoiada em 3 colunas centrais constituídas de grandes troncos de árvore que se alinham ao longo do eixo maior da oca. Essa forma de construção permite que a temperatura em seu interior seja sempre mais amena do que a do meio ambiente (Figuras 8-9-10-11).

Figura 10- As ocas em construção.

Figura 10- As ocas em construção.

Figura 11- A oca já finalizada, notar a pequena abertura lateral e ao lado da mesma, à esquerda, uma estrutura de mesmo material que à noite funciona como porta para evitar a entrada de algum animal indesejado.

Figura 11- A oca já finalizada, notar a pequena abertura lateral e ao lado da mesma, à esquerda, uma estrutura de mesmo material que à noite funciona como porta para evitar a entrada de algum animal indesejado.

Figura 12- Interior da oca mostrando o armazenamento das flechas.

Figura 12- Interior da oca mostrando o armazenamento das flechas.

Figura 13- Mulher índia no interior da oca assando o beiju.

Figura 13- Mulher índia no interior da oca assando o beiju.

Figura 14- Visita a aldeia Kuikuru na década de 1970 sendo hospedado na oca do chefe e me divertindo com as crianças da aldeia.

Figura 14- Visita a aldeia Kuikuru na década de 1970 sendo hospedado na oca do chefe e me divertindo com as crianças da aldeia.

O interior dessas ocas encontra-se praticamente na penumbra durante todo o tempo e não há subdivisões internas. No espaço do interior das ocas encontram-se apenas os objetos essencialmente necessários para o cotidiano da vida do índio, a saber: redes de dormir, panelas de barro, cestas de bambu, alguns bens artesanais resultantes do trabalho individual e os depósitos com polvilhos e massa de mandioca. No centro da oca existem sempre presentes duas fogueiras, de uso coletivo, que são mantidas constantemente acesas. Elas se prestam para a elaboração do mingau, do beiju e também para assar o peixe (Figuras 12-13-14).

O espaço frontal da oca é intensamente utilizado nos fins de tarde, quando as pessoasai se sentam com a atenção voltada para os acontecimentos no pátio central da aldeia e também na frente da casa das flautas (Figuras 15-16-17-18).

Figura 15- Homens índios socializando em frente a uma oca no fim de tarde.

Figura 15- Homens índios socializando em frente a uma oca no fim de tarde.

Figura 16- Homem índio com um pássaro de estimação socializando com outros companheiros no fim de tarde.

Figura 16- Homem índio com um pássaro de estimação socializando com outros companheiros no fim de tarde.

Figura 17- Homens índios no interior da casa das flautas em plena atividade.

Figura 17- Homens índios no interior da casa das flautas em plena atividade.

Figura 18- Homens índios no interior da casa das flautas em plena atividade.

Figura 18- Homens índios no interior da casa das flautas em plena atividade.

Cada aldeia possui uma casa das flautas, a qual está situada na parte central do pátio, local de uso exclusivo dos homens, onde estão guardadas as máscaras e flautas usadas nos cerimoniais. Há ainda, em cada aldeia uma gaiola construída em forma cônica com troncos de árvores que aprisiona o gavião real (Harpya harpya), de cujas penas, as quais são muito apreciadas e de elevado valor de troca, são elaborados os cocares (Figura 19).

Figura 19

Figura 19

Figura 20- Homem índio chegando de uma pescaria proveitosa.

Figura 20- Homem índio chegando de uma pescaria proveitosa.

Figura 21- Índio dançando no fim de tarde, divertindo-se como de hábito.

Figura 21- Índio dançando no fim de tarde, divertindo-se como de hábito.

11.3- A vida comunitária no Alto Xingu

Cada aldeia tem um líder que possui autoridade apenas relativa sobre os habitantes da mesma, sendo acima de tudo, o responsável pela preservação das tradições da tribo. A autoridade do líder da aldeia depende fundamentalmente do apoio dos chefes de cada oca e sua atuação geralmente é exercida por meio de mediações, tendo por finalidade precípua amenizar os possíveis conflitos que por ventura venham a ocorrer entre os diferentes habitantes da aldeia. Os chefes das ocas atuam como coordenadores de unidades de produção em um sistema descentralizado e com possibilidades de intervir diretamente no comportamento dos moradores da oca. Quanto maior o número dos moradores de uma determinada oca, maior é a importância do chefe e mais significativo será o apoio que dará ao líder da aldeia.

Na vida familiar, homens e mulheres tem obrigações bem definidas. Cabe ao homem a responsabilidade de manter o sustento alimentar da família, por meio do plantio da mandioca e da pesca, mais esporadicamente da caça (Figura 20). O resto do tempo é dedicado ao lazer, como a dança, reunião com outros companheiros, passeios, ritos cerimoniais e festas (Figura 21). À mulher cabe o cuidado da oca, da obtenção da água para uso doméstico, do preparo da comida, do cuidar dos filhos, do preparo e da estocagem da mandioca, da confecção das redes e da manutenção do fogo sempre aceso dentro da oca (Figuras 22-23).

Figura 22- Mulher índia em uma das inúmeras etapas do processamento da mandioca para o preparo do beiju.

Figura 22- Mulher índia em uma das inúmeras etapas do processamento da mandioca para o preparo do beiju.

Figura 23- Índia dando banho em seu filho à beira do lago.

Figura 23- Índia dando banho em seu filho à beira do lago.

Na cultura xinguana a união entre o homem e a mulher é estabelecida pelo casamento. Há uma expectativa generalizada de que todas as pessoas devem se casar pois o casamento além das funções de procriação e de natureza sexual, torna-se necessário por motivos de subsistência decorrentes das atribuições do trabalho para cada sexo. O casamento entre os índios xinguanos, em geral, nasce de acordos realizados entre as famílias, evitando-se uniões entre consanguíneos próximos. A monogamia é a regra geral, embora a poligamia seja verificada em alguns poucos casos.

Para as mulheres o casamento ocorre logo após a menarca e é precedido por um período de reclusão no interior da oca paterna que, às vezes, alcança até um ano. Esta reclusão corresponde a um período de aprendizado tanto de artesanato como de atividades domésticas. Com relação aos homens, também ocorre um período de reclusão o qual se dá por um tempo mais prolongado. O jovem passa por esse internato na puberdade e nos períodos que precedem festas cerimoniais nas quais ele participa das lutas corporais.

A ruptura da união matrimonial decorrente de desentendimentos do casal não impede imediata contratação de novo casamento. A morte de um cônjuge por outro lado obriga o sobrevivente a se manter por um período considerado de “luto”, de duração variável durante o qual não pode se casar novamente.

As crianças vivem em total liberdade, em geral andam em grupos, passam praticamente todas as horas do dia se divertindo, quer seja à beira do lago ou do rio, nas proximidades da mata ou mesmo na própria aldeia. Desde de tenra idade aprendem a manejar o arco e a flecha, a nadar e a remar; à medida que crescem passam a ter participação mais direta no trabalho desenvolvido por seus pais (Figuras 24-25-26).

Figura 24- Crianças em suas mais variadas formas de diversão.

Figura 24- Crianças em suas mais variadas formas de diversão.

Figura 25- Crianças em suas mais variadas formas de diversão.

Figura 25- Crianças em suas mais variadas formas de diversão.

Figura 26- Crianças em suas mais variadas formas de diversão.

Figura 26- Crianças em suas mais variadas formas de diversão.

Figura 27- Índia em pleno trabalho artesanal e ao mesmo tempo cuidando do filho que solicita sua atenção.

Figura 27- Índia em pleno trabalho artesanal e ao mesmo tempo cuidando do filho que solicita sua atenção.

Vale enfatizar que a participação das crianças nas festas e ritos cerimoniais das tribos é altamente estimulada. Há por parte dos índios um grande espírito de união familiar, todas as atenções estão principalmente voltadas para o bem estar dos filhos. A família não costuma ser numerosa, pois raramente ultrapassa de três o número de filhos, porém, há uma nítida preferência aos do sexo masculino.

Logo após o nascimento de um filho, este permanece em estreito contato com o corpo materno durante os primeiros meses de vida, sendo amamentado a todo instante que assim o desejar. Quando a criança inicia seus primeiros passos, vem a ser alvo do carinho das outras crianças da oca, sempre terá o que deseja mesmo que isto ocasione interrupção do trabalho dos pais ou das brincadeiras das crianças maiores. Suas vontades são praticamente ordens e seu choro um alarme que denuncia carência de amor e atenção (Figura 27).